[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Schedule a Visit

Nulla vehicula fermentum nulla, a lobortis nisl vestibulum vel. Phasellus eget velit at.

Call us:
1-800-123-4567

Send an email:
monica.wayne@example.com

5 anos atrás · · 0 comentários

COMO PODEMOS IR DA INSÔNIA AO SONO

do sono a insônia

by Kinga Cichewicz on unsplash – como podemos ir da insônia ao sono

 

 

 

 

 

 

 

 

A Insônia é Sempre Auto alimentada

Ir da insônia ao sono sem muitos problemas, não é coisa fácil para muita gente.

Se todos os seres vivos morressem e o criador mandasse um faxineiro varrer a terra e fazer pilhas separadas por espécie de seres mortos. Pasmem! A maior pilha de todas seria a pilha das FORMIGAS!

Surpreendente também, são as pesquisas que buscam dimensionar os maiores problemas dos seres humanos. Uma das piores e a mais abundantes queixas dos humanos, vindo apenas depois dos problemas financeiros, é a INSÔNIA.

Principalmente nas mulheres. Principalmente após o INÍCIO da menopausa!

Assim, temos na falta de sono a maior causa do consumo de psicotrópicos que existe. Centenas de milhões de pessoas sofrem de insônia no mundo e dessas, uma boa parte tomam remédios para dormir.

Porém, o que as pessoas não sabem é que a insônia é um problema retroalimentado por elas mesmas.

Pessoas acometidas de insônia crônica brigam todo o tempo com a falta de sono!

Portanto, todos ou quase todos os insones criam um círculo vicioso: Não conseguem dormir, ficam insatisfeitas e aí pioram a situação. Não conseguem dormir e ficam insatisfeitas, então aumentam a ansiedade e o medo de não conseguirem dormir. A ansiedade em níveis altos e o medo de não dormir diminuem o sono e o problema só tende a aumentar! Então, voltam ao problema inicial: não conseguem dormir…

Portanto, mais insônia, mais desconforto, mais medo, mais ansiedade e menos sono… O círculo interminável de todas as noites…

Eu sempre insisto com meus pacientes para que eles sigam a máxima do estoicismo que também foi citada por São Francisco de Assis:

Fé e força, para mudar o que podemos mudar. Resignação para aceitar o que não podemos mudar e, principalmente, sabedoria para identificar o que podemos e o que não podemos mudar!

Quem não leu, na certa já ouviu falar de Dom Quixote de La Mancha. Para quem não sabe, era um cavaleiro nobre que vivia dando espadadas em moinhos de vento. De maneira equivocada, ele achava que esses moinhos monstros haviam raptado a sua amada.

Análogo ao Dom Quixote, são as pessoas que vivem procurando mudar o que não está ao seu alcance.

Portanto, essas pessoas não podem fazer nada para modificar tais eventos, fatos ou situações. Porém, questionam e brigam o tempo todo com isso, como se pudessem, realmente, modificar o que não pode ser modificado por elas!

Assim, o temperamento das pessoas, governos eleitos, nossa estatura, trocar de família… Enfim. Tudo isso e muito mais, são coisas que não podemos mudar, não depende de nós! Pelo menos para que seja feita uma mudança rápida ou imediata…

Portanto, como diziam os estoicos, devemos aceitar tudo aquilo que não podemos mudar como fatos consumados… Problema, como já foi dito, são por definição, questões que devem possuir pelo menos uma solução.

Brigar com aquilo que não temos nenhum domínio ou capacidade de modificar, é exatamente o que fazia Dom Quixote – Lutar contra moinhos de ventos – nenhuma chance de sucesso!

Transferir nossas culpas ou elaborar recorrentes desculpas, não nos redime de nossas decisões errôneas. Tampouco de nossos fracassos…

O que Fazer para Vencer o Rodamoinho da Insônia e Como Podemos Ir da Insônia ao sono

Obviamente, o primeiro passo é reconhecer o problema.

  1. Para voltar a dormir, você precisa parar de brigar com a insônia.
  2. Quando você parar de alimentar o looping da insônia, logo voltará a dormir normalmente.

Mas não é só isso. Existem outras coisas que também são necessárias para um sono reparador e rápido:

  1. Dormir no escuro. Luzes azuis ou amarelas atrapalham a formação do hormônio melatonina, o hormônio do sono. Portanto, devemos usar luzes vermelhas ou mascara para dormir quando não conseguimos dormir na completa escuridão.
  2. Atividade física – Pelo menos algum tipo de exercício físico deve ser feita durante o dia, o corpo deve estar cansado para que possa conciliar um sono reparador e profundo.
  3. Computadores e TVs devem ser desligados pelo menos 30 minutos (uma hora é ainda melhor), antes de se deitar.
  4. Anote os problemas que terá que resolver no dia seguinte. A certeza de que eles estarão ali e serão lembrados no dia seguinte faz com que os esqueçamos naquela noite.
  5. Seu colchão deve estar em bom estado, troque-o periodicamente conforme recomendações do fabricante. Isso é muito importante para ir da insônia ao sono rapidamente.
  6. Se possível, medite antes de dormir, a meditação transcendental ou mindfulness, são ótimas práticas para conciliar o sono.
  7. Não tome café e nem chás que contenham cafeína (chá verde, chá preto, chá mate, etc.), depois das 18:00 horas. Os energéticos também devem ser evitados.

Outras Formas de Vencer A Insônia e Ir da Insônia ao sono

Entretanto, se você fizer uma auto-observação cotidiana, descobrirá outras práticas que irão lhe ajudar a ter um sono profundo e reparador.

Apesar de tudo que foi dito acima, a insônia ainda pode ser originária de algumas doenças físicas ou de algum transtorno mental adquirido recentemente, ou até nem tão recentemente. Assim, neste caso, a solução deve estar na procura de um profissional psicólogo, no caso de transtornos psicológicos, ou de um médico no caso de doenças.

Certamente, esses profissionais o ajudarão a identificar e eliminar as causas da insônia e, certamente, desarmar os gatilhos que impedem ou atrapalham o sono.

Leitura adicional:

NOVOS CAMINHOS PARA UMA VIDA MELHOR

O MEDO DE SER FELIZ

Denival H. Couto – Psicólogo e Terapeuta – CRP-SP No. 06-17.798

Tags: , , , Categorias: Life tips

Denival Couto

Denival Couto

Denival Couto; Psicólogo e Terapeuta, formado em 1980, iniciou sua atuação clínica em 1983. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Processual e na abordagem Fenomenológica Existencial. Possui vários cursos de especialização e pós graduações, inclusive em Propaganda e Marketing.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.