[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Schedule a Visit

Nulla vehicula fermentum nulla, a lobortis nisl vestibulum vel. Phasellus eget velit at.

Call us:
1-800-123-4567

Send an email:
monica.wayne@example.com

VOCÊ TEM UM PROJETO DE VIDA?

4 anos atrás · · 1 comentário

VOCÊ TEM UM PROJETO DE VIDA?

“Levanto-me todos os dias para retomar a minha obra” – Marco Aurélio

Qual o Seu Projeto de Vida?

Qual a sua obra? O que você deixará quando partir? São perguntas que a maioria das pessoas não tem uma resposta e talvez nunca tenha! Outros nem se questionam sobre isso.

É evidente que tais perguntas sempre nos pegam de surpresa e temos certa dificuldade em respondê-las.

Mas não é para menos. Todos nós gostaríamos de deixar um legado após a nossa partida. Qualquer que seja ele, financeiro, intelectual, político ou outra contribuição que possa ser deixada.

Entretanto, sempre levados pela síndrome da urgência, esquecemo-nos de planejar o futuro e de construir um projeto de vida de longo prazo.

Assim, poderíamos continuar com mais perguntas embaraçosas, tais como: Quais são suas metas? O que você quer construir nesta existência?

Porém, não o faremos porque tais perguntas quase sempre não têm respostas precisas. A maioria das pessoas não sabe sequer o que é e nem sabe construir uma meta! Projeto de vida? O que é isso?

Vivemos apagando os incêndios do dia. Porém, se tivermos um projeto de vida, planejar e revisar o futuro se tornará um hábito e deve nos nortear em nossas escolhas e decisões.

Passado, presente e futuro

O passado é o grande orientador. Em consequência, ele nos fornece os parâmetros para consertarmos os erros anteriores e conseguir caminhos mais bem traçados.

Quando os Sapiens viviam em cavernas há milhões de anos, suas metas eram poucas, porém muito claras:

  • Obter comida para o dia;
  • Continuar vivo.

Hoje, para a maioria das pessoas as suas metas são:

  • Obter um bom emprego (trabalho não serve), ou fazer concurso público;
  • Manter-se a salvo dos perigos diários;
  • Divertir-se;
  • Ficar rico.

Entretanto, acontece que para quase todos os possuidores dessas “metas”, elas não passam de desejos (desejo = aquilo que eu quero). Entretanto, esquecem de levar em conta as suas necessidades (necessidade = aquilo que eu preciso).

Propósito de vida

Ter um propósito ou propósitos na vida é a porta de entrada para iniciar um projeto de vida. Assim como, pensar num projeto de vida também é o caminho para criar um propósito para a vida. Um não vive sem o outro!

“Quem não sabe pra onde quer ir, qualquer caminho serve” – foi o que o gato ou coelho respondeu para Alice na fábula – Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll

O que é um Projeto de Vida

“A primeira regra para o sucesso é ter um objetivo”

Arnold Schwarzenegger

De forma simples, um projeto de vida é um conjunto de metas (específicas, mensuráveis, alcançáveis, realizáveis e temporais), que visam objetivos e ações necessários para buscar a meta seguinte e assim sucessivamente, até chegar ao objetivo desejado.

Tais projetos, por serem longos e construídos lenta e gradualmente, devem ser feitos precocemente e revisados em períodos pré-estabelecidos ou quando houver mudança significativa.

Mas, que fique bem claro – ter um projeto de vida não quer dizer ter um projeto para obter dinheiro e status financeiro diferenciado.

Portanto, um bom projeto de vida deve apontar para objetivos claros. Assim como deve ter começo, meio, fim e recomeço, caso seja necessário. Porém, sempre com metas bem estabelecidas e claras.

Há projetos de poder, projetos de ser amado e querido por todos. Há também os que almejam viajar e conhecer novas terras. Assim como os projetos de morar fora e fazer carreira em outros países. Enfim. Cada pessoa possui sua ambição e desejos de obter o que elas acham que as fariam felizes.

É evidente que poderiam dar mais atenção a isso e tornar o que lhe faria feliz um projeto de vida. Seria o ideal. Por que não o fazemos?

Dificuldades

Entretanto, não é muito fácil seguir um projeto de vida. Começa que para alguns não é fácil identificar o que querem para as suas vidas. A própria elaboração de um projeto de vida, também não é muito simples…

Enfim. Se elaborar um projeto já não é fácil, imagine seguir o projeto e perseguir as metas e objetivos de cada etapa! Talvez o ideal fosse aprender nos bancos escolares desde o início dos cursos mais fundamentais. Não sei. Porém, o ideal é que todos tenham um projeto de vida que possam consulta-lo a cada momento que se fizer necessário.

Ele nos direciona para atitudes e obrigações que nos tiram da zona de conforto e nos obriga a ter comprometimento, foco, persistência, coragem, vontade firme e, acima de tudo, um objetivo claro e significativo para nossa vida.

Portanto, a vida não é só um passeio por campos floridos e parques sombreados, ela exige também uma série de idas e vindas que nem sempre são por caminhos planos e agradáveis. Entretanto…

Reclamar não é uma boa estratégia. Temos que lidar com o mundo tal como ele é, e não tal como gostaríamos que ele fosse” – Jeff Bezos – Amazon

Mas não se preocupe. Fique tranquilo para revisar seu projeto de vida. Nem o seu projeto nem as mudanças são tão rígidos que não possam ser mudadas. Portanto, sempre cabe alguma revisão!

Exemplo de Projeto

No livro – A Pomba – de Patrick Süskind, havia um homem cujo projeto de vida era ser vigilante no banco de sua pequena cidade. Sonhou e conseguiu. Portanto, ele era muito orgulhoso com o que conseguira na vida. Quando no exercício de suas funções no banco ele era hábil, prestativo e comprometido.

Entretanto, embora suas atividades no banco fossem simples, porém eram cruciais para o bom funcionamento das atividades bancárias no dia a dia. Assim, mesmo com atividades simples, sentia-se muito importante!

Portanto, sentia-se realizado, principalmente no inicio e no final do expediente, quando hasteava a bandeira nacional e a do banco, juntamente com o gerente geral da agencia.

Além disso, para as expectativas de vida dele e para alguém que como ele não tinha grades aptidões para trabalhos mais sofisticados, tinha para si que aquelas atividades que exercia no banco eram muito importantes, nobres e para poucos!

Portanto, para ele só o fato de hastear e baixar as bandeiras junto com a autoridade máxima da agência em forma de ritual. Já lhe parecia algo fantástico!

Ademais, a importância desses atos e das outras funções diárias que exercia, era o suficiente para que ele pensasse que sua missão na terra estava cumprida. Ou pelo menos que seu projeto de vida fora realizado.

Claro que esse projeto de vida não satisfaria a maioria esmagadora dos seres humanos. Porém, não podemos negar que foi uma realização na vida daquele homem.

O que não é Projeto de Vida

Enfim. Apenas criar metas de curto prazo como comprar um carro ou ir a Buenos Aires nas férias, podem até fazer parte de um projeto de vida, mas não o é de forma alguma.

Portanto, quando temos um planejamento de longo prazo, seja pessoal, profissional ou familiar, procuramos fazer as nossas escolhas de acordo com ele. Para tanto, tomamos as decisões mais apropriadas para viabiliza-lo de forma mais fácil e mais acertada.

Vantagens em ter um projeto

As vantagens de ter um projeto de vida são inúmeras, vou citar algumas:

  1. Financeiras
    • Foco
      • Quando focamos o todo e não só em pequenas etapas, isso leva a planejar não somente a viagem de férias ou a compra do carro novo, mas, também, a reserva para saúde, para garantir uma boa aposentadoria, para futuras viagens e para alguma urgência de saúde ou da família.
    • Planejamento
      • Planejar significa pensar antecipadamente nos custos de cada etapa e nas necessidades logísticas de cada uma delas.
  2. Psicológicas
    • Diminui a angustia e as incertezas;
    • Controle da ansiedade
      • Menos sofrimento, menos fugas e evitações e muito mais segurança por saber o que queremos e o que buscar, diminui a ansiedade;
    • Tranquilidade
    • Controle do Stress;
    • Persistência
    • Determinação;
  3. Pessoais
    •  Comprometimento;
    •  Objetividade;
    • Mais produtividade.
    • Paciência
      • Prática do exercício da paciência, da tolerância e da aceitação do que não podemos ou não devemos mudar;
    • Quando se tem um direcionamento e certeza do que se pretende, vamos muito mais longe e com mais facilidade
    • Direcionamento correto.
      • Planejar é como ter um mapa para seguir. Daí, podemos dividir o caminho em etapas… Então podemos mensurar cada etapa percorrida e o tempo gasto. Consequentemente, com base nas experiências anteriores, mensurar o tempo e as necessidades para percorrer as próximas etapas;

Além de tudo, quando sabemos os caminhos que devemos seguir, evitamos as incertezas e a insegurança. Portanto, conseguimos decidir melhor e mais rápido e mais produtivamente.

Links:

Síndrome da urgência

Como sabotar seu crescimento pessoal

 

Denival H Couto – Psicólogo e Terapeuta – CRP-SP 06/17.798

Categorias: Uncategorized

Denival Couto

Denival Couto

Denival Couto; Psicólogo e Terapeuta, formado em 1980, iniciou sua atuação clínica em 1983. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Processual e na abordagem Fenomenológica Existencial. Possui vários cursos de especialização e pós graduações, inclusive em Propaganda e Marketing.

1 Comment

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.