[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Schedule a Visit

Nulla vehicula fermentum nulla, a lobortis nisl vestibulum vel. Phasellus eget velit at.

Call us:
1-800-123-4567

Send an email:
monica.wayne@example.com

WhatsApp, Novos tempos, velhas brigas, novas soluções…

6 anos atrás · · 0 comentários

WhatsApp, Novos tempos, velhas brigas, novas soluções…

WhatsApp, novos tempos, velhas brigas, novas soluções… Mudanças no cotidiano.

“A sofisticação está na simplicidade”
Leonardo da Vince

Novos tempos

Eu sempre acreditei que deveríamos agir nas brigas, principalmente as entre familiares, como fazemos em terapia – cara a cara, “face to face”, um olhando para o outro – quase nunca foi assim, porém, agora brigamos também pelo WhatsApp!!!

Desde que o Zap lançou os grupos, as famílias estão cada vez mais utilizando-o para mandar recados uns aos outros, comunicar urgências e muito mais. Agora é cada vez mais frequente, utilizarmos o Zap para brigas e discussões entre os familiares.

Não queremos entrar no mérito se isso é bom ou ruim, como toda inovação, só conseguiremos esse tipo de análise daqui há algum tempo (afinal, até terapias online estão sendo feitas hoje por alguns psicólogos). Em todos esses casos, quem dará a palavra final serão os envolvidos nessas contendas e terapias online.

Velhas brigas

Fato é, que já podemos notar algumas diferenças, antigamente quando o filho fazia alguma coisa errada, as mães donas de casa ameaçavam: – Deixa seu pai chegar que ele ficará sabendo disto! – Isso não existe mais hoje! Quando acontece, a mãe corre para o celular e posta no grupo familiar do Zap! Não só o pai fica sabendo, como também os irmãos e irmãs. Aberta à discussão, cada um dá a sua opinião e, não raro, sugerem ao pai o castigo que deve ser providenciado.

Lindo!!!

Além disso, mesmo que todos teclem ao mesmo tempo, dá para ler todos os textos e enviar sua resposta a cada um dos membros da família.

Sensacional!!!

Alguns amigos dizem que a Rede Globo deve ser “A Besta do apocalipse”, eu diria que o WhatsApp é, sem dúvida – o salvador da pátria! Transmissões “online”, “real time”, de fotos, vídeos. Recados, noticias, brigas e muito mais, de qualquer lugar do planeta para qualquer lugar do mundo! Isso não tem preço!

…E o melhor – de grátis – não pagamos nada por isso!

Voltando as brigas, o melhor da briga via Zap é que ela fica registrada. Ninguém pode se desculpar mais com aquela célebre frase: – “Eu não disse isso” – falou e está escrito ou gravado! Mas segundo a menina do post abaixo, mesmo assim, ninguém pede desculpas. O perdão se tornou automático!

Novas soluções

Recentemente um amigo me contou, e mostrou como terminou uma briga interminável em sua família, a solução veio de sua filha de 11 anos. Muito chateada com tantos gritos ao vivo e com a continuação da briga durante o resto da semana pelo Zap, resolveu mediar o conflito! Do alto de sua sabedoria (não duvidem disso sem ler o post abaixo), ela escreveu (claro que precisei corrigir alguns errinhos de redação para tornar o “recado” mais acessível a todos, mas mantive o texto o mais original possível):

O post

“Agora mãe pense e reflita. E isso serve para todos, incluindo eu. O que adianta gritar, ser grossa… Se dois segundos depois nos vemos pedindo coisas para os pais, acha que assim dá? Todos os sábados comendo fora, indo a 25 (25 de março – Rua de comercio em São Paulo), e queremos um carro de 1 bilhão de reais? Estamos enganados, todos queremos que façam mas do que podemos e, às vezes, nos arrependemos, mas o orgulho está dominando e, mesmo que percebamos que erramos, lá na frente, quando já fizemos,  nem desculpas pedimos.

 Podemos perceber, olha como estamos agora, brigando pelo WhatsApp! Porque ninguém fica cara a cara para conversar? Óbvio ninguém consegue desse jeito, um grita, o outro também e o outro… Nunca chegaremos a lugar nenhum! Eu cansei disso, só que não sou só eu que preciso mudar e sim todos. Não adianta falar que não estamos errados, porque todos estão!

…E bem lá no fundo sei que a Beatriz gosta de todos.  Penso assim: amanhã será aniversário do Felipe, e com que cara estaremos amanhã? A mesma de todos os dias? amanhã será um dia especial para ele pois o tempo não voltará, precioso o tempo foi e será. Então em vez de ficarmos brigando atoa é hora de conversamos. Estamos aqui perdendo o nosso tempo enquanto poderíamos estar preparando uma surpresa para o Felipe (exemplo), mas estamos aqui! E não adianta ficarem bravos comigo pois todos sabem que, nesse momento, eu que estou certa. Então, agora vou ver o que faço em vez de discutir, pois fazemos isso o tempo todo, desde virtualmente até pessoalmente”.

Texto maravilhoso!

Claro que a briga acabou depois dessa chamada à realidade vindo da caçulinha da família! Mas outras virão, faz parte de nossa condição humana.Porém, que não sejam somente pelo WhatsApp, pelo Zap fica mais civilizado, tecnológico e moderno. Entretanto, pelo Zap não haverão expressões autênticas ou emoções claras, mesmo usando os emoticons e ainda que a mensagem seja enviada através da voz. Então, as intenções e entonações podem ser confundidas, gerando mais conflito e discussões muito prolongadas (afinal, nem toda família tem uma boa mediadora). Acredito que a mistura de “ao vivo” com a “virtual”, seja a medida certa quando não houver como evitar as brigas ou discussões mais acirradas.

Denival H Couto – Psicólogo e Terapeuta CRP 06-17798 –SP

Tags: , , , Categorias: Relacionamentos

Denival Couto

Denival Couto

Denival Couto; Psicólogo e Terapeuta, formado em 1980, iniciou sua atuação clínica em 1983. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Processual e na abordagem Fenomenológica Existencial. Possui vários cursos de especialização e pós graduações, inclusive em Propaganda e Marketing.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.