[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Schedule a Visit

Nulla vehicula fermentum nulla, a lobortis nisl vestibulum vel. Phasellus eget velit at.

Call us:
1-800-123-4567

Send an email:
monica.wayne@example.com

6 anos atrás · · 8 Comentários

COMO DIZER NÃO, QUANDO NÃO QUISER DIZER SIM

Dizer NÃO não afasta as pessoas, quando muito, o faz temporariamente…

 

O que faz mal as pessoas com as quais convivemos ou trabalhamos são os julgamentos que fazemos delas, assim como a exigência que fazemos para que elas nos digam sim todo o tempo.

Quase nunca perdoamos um “NÃO”.

Note que as pessoas que não aceitam um “Não” são exatamente aquelas que sempre dizem “sim” pra tudo e pra todos!

Dizer “sim” quando queremos ou devemos dizer “não”, não nos faz nenhum bem!

Observe – se dizer “não” afastasse as pessoas, os filhos não amariam tanto as suas mães. Com toda certeza, são elas as pessoas que mais disseram “não” para eles. Durante toda a existência de seus filhos, uma das palavras que as mães mais disseram para eles foi: – Não, não e não!

Somos responsáveis por nossas escolhas

Somos orientados desde a primeira infância a dizer “SIM” e sermos agradáveis com todos. Isso faz parte das “boas regras de convivência”.

Entretanto, de que adianta conviver bem com os outros e detonar a convivência com você mesmo?

Segundo os fundamentos da filosofia existencial, a cada escolha que fazemos, principalmente aquelas que fazemos apenas para seguir “as regras…” e agradar aos outros, nos causam angústia e sofrimentos.

A explicação é simples, a cada escolha que fazemos deixamos de lado todas as outras opções, inclusive algumas que poderiam nos agradar mais.

Dizer um sonoro “NÃO” sem maiores explicações e justificativas, apenas pelo direito de ter suas próprias escolhas e opiniões, pode ser muito saudável, mesmo que seja difícil e desagrade aos outros.

Mas dizem que é falta de inteligência emocional

Algumas pessoas confundem autenticidade e coragem de dizer não, com falta de inteligência emocional, que é muito útil e produtiva para trabalhar em grupo, entretanto, isto está longe de ser verdade…

Falta de inteligência emocional é concordar com coisas e atitudes, quando se sabe que não são a melhor opção ou solução.

Pior ainda quando não temos certeza do que fazer, mas dizemos “sim” por medo de desagradar e abrir uma discussão.

Inteligência emocional é saber lidar com a reação das pessoas ou dos grupos, quando se diz um “não”.

Mais inteligente ainda é quando sabemos controlar o clima negativo e desagradável criado por aquele “não”.

Só dizer sim, pode nos tornar pouco inteligentes

Quando concordamos com algo que não queríamos concordar. Como resultado, perdemos a oportunidade de discutir o assunto e assim chegar a conclusões diferentes. Inclusive das nossas! Além do que, podemos estar errados, então, deixamos de aprender algo novo.

Costumo dizer que a timidez, a fobia social, e a falta de coragem de dizer “não”, tornam as pessoas burras. Elas perdem diariamente muitas oportunidades de aprender. Simplesmente por não terem coragem de discutir, ou até mesmo, de perguntar quando têm dúvidas.

Com isso, vão se acumulando as frustrações e nos tornando pessoas medrosas, angustiadas, inseguras e solitárias.

Dizer sempre sim, pode nos sobrecarregar no trabalho

Resta afirmar que dizer sempre “sim”, principalmente no trabalho, pode causar sobrecarga de tarefas que, quase sempre, cabiam a outros faze-las.

E mais! Quando você está sobrecarregado de afazeres a tendência é não conseguir dar conta de tudo. Portanto, não importa se você faz bem ou mal as suas tarefas ou as dos outros, você sempre será visto como incompetente, alguém que não cumpre prazos e que está sempre atrasado!

De que tipo você é, criativo ou útil?

Preste muita atenção – existe dois tipos de empregados – os competentes, criativos e capazes (comcricaps), e os úteis. Os comcricaps, são reconhecidos e recomendados para as promoções. Os úteis, são absolutamente imbatíveis no que fazem e nunca poderão deixar de faze-lo.

Portanto, são sempre esquecidos na hora das indicações para melhores cargos, pois como estão sempre correndo e ocupados, nunca são vistos como competentes, criativos e capazes.

E mais! São insubstituíveis! Afinal, se eles saírem de onde estão, quem vai fazer aquele monte de tarefas chatas?

Portanto, dizer NÃO, embora desagradável para quem diz e para quem ouve, é absolutamente necessário para o sucesso. Em qualquer área da vida…

Caso precise de ajuda. Estamos aqui…

Cada um tem sua carroça

13 Sinais que indicam o fracasso e três dicas para o sucesso!

 

Denival H Couto – Psicólogo e Terapeuta

CRP-SP 06-17.798

Tags: , , Categorias: Auto Conhecimento

Denival Couto

Denival Couto

Denival Couto; Psicólogo e Terapeuta, formado em 1980, iniciou sua atuação clínica em 1983. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Processual e na abordagem Fenomenológica Existencial. Possui vários cursos de especialização e pós graduações, inclusive em Propaganda e Marketing.

8 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.