[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Schedule a Visit

Nulla vehicula fermentum nulla, a lobortis nisl vestibulum vel. Phasellus eget velit at.

Call us:
1-800-123-4567

Send an email:
monica.wayne@example.com

7 Maneiras para tornar-se mais feliz

7 anos atrás · · 0 comentários

7 Maneiras para tornar-se mais feliz

7 Maneiras para tornar-se mais feliz, vai ajuda-lo a viver melhor, mais tranquilo e com mais esperança.

Bons e os maus momentos se alternam


Claro que com predominância para os maus momentos! É natural em nossas vidas ter o dever na frente do prazer. Trabalhamos, pagamos contas, resolvemos problemas… Algumas poucas vezes por dia temos breves momentos de felicidade, sentamos para uma boa refeição ou relaxamos enquanto tomamos uma bebida, ou ainda ficamos felizes ao encontrar pessoas ou familiares de quem gostamos e, se eles estão bem, ficamos felizes.

Tristeza não tem fim, felicidade sim


Como no verso acima de Vinicius de Moraes, as pessoas vão embora, os amores acabam, os amigos partem para longe e, com tudo isso ficamos tristes.

Mas, não desanimem. Aqui vão 7 dicas úteis para você se tornar uma pessoa mais feliz:

1 – Rir muito

Rir muito, nem que seja de você mesmo, é muito bom e faz muito bem!

O riso é um santo remédio! As pessoas que riem são mais simpáticas, têm mais amigos e se divertem mais com menos.

Além do riso e da gargalhada, temos o sorriso, o sorriso é sempre cativante, agradável e amigo, ninguém sorri para outra pessoa com raiva, o sorriso é uma manifestação de receptividade, transmite confiança e gera empatia.

2 – Reclame menos

Reclamar da vida é o melhor caminho para atrair tristezas e reconhecer como somos infelizes. Reclamar da vida é horrível, mesmo porque você só tem essa vida. Quando tudo é inevitável, procure aceitar e se divertir.

Os que reclamam da vida são mal vistos e costumam ser evitados. Ninguém é capaz de se sentir feliz ao lado de alguém que chora e reclama o tempo todo. Os seres humanos são seres gregários que precisam viver em grupos, aceitando e sendo aceito por seus pares, porém, todos fogem de grupos onde existem pessoas reclamando o tempo todo.

3 – Prefira companhias alegres e agradáveis

Prefira as pessoas bem humoradas e alegres, elas nos animam.

Procure assistir filmes alegres, comédias ou ainda romances com final feliz. Pare de ver filmes de terror ou de suspense, onde geralmente os finais são tristes, trágicos ou inacabados, deixando para você a tarefa de terminá-los sempre de forma trágica.

A vida não é um filme de terror, pelo contrário, pode ser linda e muito boa de ser vivida, afinal, cada novo dia em que você se encontra vivo sobre a terra é uma vitória – Comemore!

4 – Evite as pessoas carrancudas e mal humoradas

Companhias “Baixo Astral” ou mal humoradas e que vivem reclamando da vida, jogam você num abismo de maus pensamentos, mau humor e tristeza.

Pense nisso: o caminho da vitória tem que ser alegre, ao passo que o da derrota começa sempre com tristeza e decepção. Procure divertir-se com os amigos, sofrer com eles deve ser uma eventualidade e não uma constante.

Como eu já disse antes: – “Problema, por definição, deve ter pelo menos uma solução. Se não tiver pelo menos uma solução não é problema, é um fato definido ou qualquer outra coisa, menos um problema!”. Então, se você tem um problema, mas um problema real, procure a solução. Não desista nem desanime, isso é para os fracos e moles, mas se for algo sem solução, esqueça e parta para outra…

5 – Sair de um “buraco” para entrar em outro

Nunca procure consolo para suas tristezas comprando coisas ou fazendo dívidas, isso pode ser bom somente se você tiver dinheiro sobrando. Caso seu dinheiro não esteja sobrando, isso será o que chamamos de “Sair de um buraco para entrar em outro”. Pode ser igual a tomar antidepressivos: no começo você vai para o céu, depois de algum tempo, diretamente para o inferno e, ainda por cima, viciado neles!

6 – Troque de emprego

Pessoas que sabem o que querem, vão mais longe. Como dizia meu avô: “Se trabalhar fosse bom, ninguém pagaria para que nós trabalhássemos”. Portanto, procure fazer o que gosta, assim fica menos ruim. Com sorte pode até ficar bom!

Como dizia o ex-jogador de futebol, Mané Garrincha que adorava jogar bola: “… E ainda pagam pra eu fazer isso!”.

7 – Evite os maus pensamentos

Eu, particularmente, não acredito em “pensamento positivo”, atraindo bons fluidos e os negativos, atraindo os maus. O que acontece é que quando você fica pensando bobagens, seu cérebro levará você a estados de tristeza, descrença e insatisfação. Acredito que pensamentos alegres e boas recordações, sempre trazem imagens melhores e fazem um grande bem para o nosso humor e nosso estado de espírito.

Pensamentos tristes e do tipo derrotista, evite. Eles sempre o levarão ao desânimo e fazem desistir antes de começar qualquer coisa, ao invés de pensar: “Não vai dar certo!”, pense assim: “Se eu me esforçar para melhorar, pode dar certo”. Então, procure melhorar e achar a saída.

Existe um truque mental para se sair de pensamentos tristes e indesejáveis. Quando isso acontecer e você quiser sair dele, faça o seguinte:

Procure identificar algum gesto ou expressão que você usa quando fica alegre ou quando descobre algo que estava procurando, ou quando descobre a solução para alguma coisa que estava incomodando. Quando os pensamentos tristes começarem, imediatamente faça esse gesto.

Eu quando estou alegre, etc., costumo bater três palmas e dar um pequeno grito – YES! Quando estou triste ou preocupado, faço esse mesmo gesto algumas vezes e pronto! Lá se foram os maus pensamentos! Funciona todas as vezes.

Existe auxiliares mais técnicos para sair de momentos ruins e parar de se preocupar, mas aí é assunto para o consultório, não dá para ensinar em um pequeno artigo.

Conclusão

Seu estado de espirito, assim como seu humor e sua felicidade, dependem muito de como você encara a vida. Depende da forma com que você prepara seu dia a dia e de como você olha para o seu futuro.

Por último, mude seu vestuário, dê uma “colorida” em suas roupas, ajude a trocar o humor de seus amigos e, se não conseguir, troque alguns amigos por outros menos derrotistas.

Lembrem-se: até na música “Tristeza não tem fim” existem versos felizes:

“A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite, passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo, por favor
Pra que ela acorde alegre com o dia
Oferecendo beijos de amor”.

Conheça nosso site…

Denival H. Couto – Psicólogo e Terapeuta

CRP-SP-06/17798

Tags: , , , , , Categorias: Auto Conhecimento

Denival Couto

Denival Couto

Denival Couto; Psicólogo e Terapeuta, formado em 1980, iniciou sua atuação clínica em 1983. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Processual e na abordagem Fenomenológica Existencial. Possui vários cursos de especialização e pós graduações, inclusive em Propaganda e Marketing.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.